sexta-feira, 22 de outubro de 2010

7º livro - ESTAS COISAS CÁ DE DENTRO


(Ano - 2004)



Alguns trechos:




MÃE – FÊMEA DE TODOS OS REINOS
Criado o Mudo, criou-se a Vida,
fez-se a questão:
- Quem dela cuidaria?
A semente, um estojo guardaria,
incubando a planta, a regra, nó.
Primeiro fundamento, a geratriz,
no arranjo linheiro das origens.
Depois proverbial, o conviver:
autônomo, uterino,
abissal.
Concebeu-se, assim, a mãe de tudo,
fatorar bendito das espécies.
Mãe dos reinos, mãe dos seres,
mãe da fé.
Dócil gênero da criação:
Mulher.
Mesmo Deus que tudo construiu,
nos espelhos do dia se louvou,
encenando seu drama mais sagrado,
no genoma do Carma,
de maria,
a figura criando de seu filho
no milagre divino
da mulher.


HOMENAGEM (Ao povo de São Benedito do Sul,
recebendo Waldemar Lopes, em 15/11/2003)
E qual o Tudo
de quem
desprovido se acha?
O melhor
para dar
se a dispor
nada existe?
Em redor das torres,
nega o tudo
ao satélite
Imanente em nós,
adormece
o Melhor.
Ou no chão,
macerado fica,
se cordiais vamos juntos,
no calor do arreal,
entre conchas e búzios
Nas baixelas,
há sempre um pouco
do Todo.
Mais um pouco ainda
nos lajedpos das cachoeiras.
Ginete montando
um corcel
de sangue,
maduras Campinas
de votivas
terras.
E rodeado
a montanha,
o filho,
irmão mais velho
que volta.


APARTEIRA (Para Maria Emília Celestino)
O que vêem teus meninos,
ô Maria Celestino?
Só o nada do Mundo?
Ajuda, Maria, ajuda,
ajuda achar meu destino,
na branca luz desses montes,
altar maior de meu tempo.
O que vêem teus meninos,
ô Maria Celestino?
Só as coisas do Mundo?
Ajuda, Maria, Ajuda.
Ajuda quem de mim gosta,
este euzinho sem pecado,
dela um pedaço tirado.
O que vêem teus meninos,
ô Maria Celestino?
As esperas do Mundo?
Ajuda, Maria, ajuda
ajuda encontrar meu porvir.
O Nunca, do perto ficar,
o Quase, daqui não sair.
Meu Pai do Céu
há de ver, Maria,
um mundo de trilhas se abrindo
das portas das tuas mãos
Ajuda, Maria, ajuda,
ajuda achar meu devir,
que eu também te ajudarei
na hora que fores partir.





Nenhum comentário:

Postar um comentário