quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Uma vida a serviço da poesia

Lúcio Ferreira é um genuíno artífice da poesia. Notório na elaboração de escritos em versos livres e na estruturação rítmica, sua poética atende a parâmetros muito particulares, não sendo guiada por convenções estéticas e formais de nenhuma ordem que não a sua inquietação ante o sublime que permeia a mais insuspeita nesga de cotidiano. A profundidade humanística da sua obra deriva deste assombro primordial e da capacidade de entrelaçar os diversos fios que compõem a malha do que se afigura aos sentidos como realidade.

A poetisa Lourdes Nicácio define com maestria a escritura do autor pernambucano. Diz ela: “Na poesia de Lúcio são constantes os espaços longos entre as palavras. A semiótica explica que o signo pode ser visto, também, através do vazio. Observem no seu mais recente trabalho publicado, Um Corte Além do Fio. Mas são espaços de alcances alternativos, circunstanciais. Como circunstanciais, dispersos somos todos nós, complexos, fragmentados seres humanos”.

O poeta nasceu no Recife, em 29 de abril de 1930. Cursou Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco e empregou-se no Banco do Brasil, instituição em que se aposentou. Ao longo da sua trajetória, vinculou-se a É membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste, da Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda, da Academia Recifense de Letras, da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Regional Pernambuco), e da União Brasileira de Escritores – UBE (Seção Pernambuco).

Publicou os livros Um olhar para cada coisa, 2000; Exercício do sentir, 2000; As duas extremidades da luz, 2001; Linhas do tempo (Hai-Kais), 2002; Uma porta para dentro da pedra, 2002; As reticências dos sonhos, 2003; Estas coisas cá de dentro, 2004; Um pouco antes da chuva, 2006; Às margens de um Rio Cereal, 2006; Um corte além do fio, 2008. Participou ainda das antologias Poemas de Sal e Sol, 1999; Antologia de Poetas Nordestinos, 2000; Antologia do conto nordestino, 2000; e Reescrevendo contos de fadas, 2001.

Entre as laudas recebidas, destacam-se: menção honrosa no Prémio Amaro de Lyra e César, da Academia Pernambucana de Letras, 2000, com Exercício do Sentir; Prêmio Edmir Domingues, da Academia Pernambucana de Letras, 2004, com Essas Coisas Cá de Dentro; Menção honrosa no Prêmio Edmir Domingues 2008, da Academia Pernambucana de Letras, com Um Corte Além do Fio. Foi homenageado pela União Brasileira de Escritores – UBE/PE, na Livraria Cultura, em 2009. Nesta ocasião, vários autores se pronunciaram a respeito da sua obra/trajetória.

A fim de aprofundar suas reflexões sobre o fazer literário, Lúcio Ferreira freqüentou a Oficina literária ministrada pelo escritor pernambucano Raimundo Carrero e participou do Café Literário do Recife, sob a orientação do professor Sébastien Joachim, valendo-se destas situações para encampar novos intercâmbios criativos com outros autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário